Hospital Célio de Castro incorpora inteligência artificial na farmácia clínica

Publicado em

Com foco na segurança do paciente, a farmácia clínica do Hospital Célio de Castro incorporou uma ferramenta de inteligência artificial que faz, diariamente, uma varredura nos prontuários dos pacientes e, através de uma pontuação (score), sinaliza para a equipe quais são as prescrições que devem ser priorizadas, listando as que apresentam maior risco de erro e identificando os pacientes críticos.


Além do benefício claro de otimizar o trabalho do farmacêutico – que antes era o responsável por fazer essa busca ativa –, a IA favorece a tomada de decisão e possibilita a identificação das intervenções que devem ser realizadas com o corpo clínico. Com isso, aumenta a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.


Trata-se de um Sistema Inteligente de Farmácia Clínica utilizado em cerca de 50 hospitais em todo o país, impactando mais de 10 mil leitos todos os dias. A ferramenta, intitulada NoHarm, foi desenvolvida por uma organização sem fins lucrativos e é gratuita para hospitais do SUS.

O processo de implementação da ferramenta no Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC) foi iniciado no final de 2023, mas foi em abril de 2024 que passou a fazer parte da rotina de trabalho de toda a equipe de farmácia clínica. 

Foi um projeto que evoluiu passo-a-passo para garantir o bom uso da ferramenta na prática.  Em dezembro do ano passado, instituição e equipe foram reconhecidos com o troféu ‘1000 vidas impactadas’, um dos indicadores do NoHarm que valida a sucesso da empreitada.

Esse número refere-se à quantidade de pessoas que foi afetada pela atuação da farmácia clínica, através das sugestões da IA, para ofertar a melhor farmacoterapia aos pacientes.

Coordenadora da farmácia clínica do Hospital Célio de Castro, Aline Fernandes reforça os ganhos da IA no dia-a-dia do trabalho. “Os pacientes ganham em segurança assistenciale a equipe ganha tempo para estar à beira do leito”, sintetiza. Diretora executiva, Cristina Peixoto afirma que a segurança do paciente é tema estratégico no HMDCC que está sempre em busca de novas oportunidades para aperfeiçoar o cuidado ao paciente.